Sede de Infinito

Infinito é o que se encontra para além de tudo, do conhecimento, da imaginação, do alcance da mão. Ter sede do que se encontra para lá da linha do horizonte é a imensa vontade de alcançar o que não vemos, o que não possuímos, o que não conhecemos, é por fim, uma forma de perseguir o saber e o conhecimento, se assim o desejarmos, conduzir o sonho através do tempo.

15 maio, 2007

POESIA AO AMANHECER


Bom dia, meus Amigos

Pois é, o Inverno voltou. Deu-nos três semanas de tréguas e após isso caiu-nos com esta chuva toda em cima. Hoje de manhã nevava no Marão... Ontem saí cedo de novo e atravessei a ponte, a da Arrábida que é a mais alta e mais bonita. Ainda não chovia, havia muita luz a romper a barragem das nuvens e a foz vista das alturas é deslumbrante, é linda de se ver, é de facto dos locais mais bonitos que conheço, mesmo se olharmos para o outro lado e contemplarmos a cidade continua a ser uma imagem fantástica. Um dia hei-se atravessar a ponte a pé e olhar com calma tudo aquilo. Afinal, temos de guardar alguma coisa na memória. Se for as paisagens e os amigos já é bom. Depois começou a chover e nunca mais parou. Molhei os pés todos e fiquei com frio. Quando assim é a noite fica desagradável. A ver vamos o que nos reserva o fim de semana.

ESSE HOMEM

Se esse homem mexe contigo, amiga, avança.
dá o corpo ao prazer e ao delito
e sustenta o peso enorme da leveza
e arrisca uma vez mais o ser mulher
e tudo o mais que houver será bonito.

Há dias a mais iguais no calendário da razão
por isso avança, amiga, que ao dizeres que sim,
quebraste enfim o medo - estás a dizer não!...

Se é esse o teu cheiro a sério mesmo cá de dentro;
Se, ao tocares, é essa pele que sentes como tua;
exulta por, afinal, viveres esse momento,
que, ao fim da vida, um dia, foi isso o que contou,
e dança, e avança, e vai e põe-te nua.

Há dias a mais iguais no calendário da razão
....

se é esse o teu macho, o teu homem, o teu cio
serve-te quente e intensa naquele enorme instante
e vai, e ferve devagar no arrepio,
e esmaga-lhe os teus lábios como amante
e inunda-lhe a cama como um rio.

Há dias a mais iguais no calendário da razão
....

PEDRO BARROSO, in "Das mulheres e do mundo"

"Em «A Origem das Espécies», Darwin sustenta que é a luta pela sobrevivência que modela a forma das criaturas vivas. Os indivíduos dotados, à nascença, de características especiais que lhes permitem competir pelo alimento, resistir aos rigores climatéricos e escapar a depredadores são aqueles que têm mais probabilidades de atingir a maturidade e de se reproduzir. Transmitem igualmente as suas características favoráveis aos descendentes ao longo de muitas gerações."

"ROBERT JASTROW, in "A Arquitectura do Universo"

"Antes da Revolução de 1820, a Intendência Geral da Polícia manteve sempre uma opinião claramente desfavorável às corridas de touros. O liberalismo vintista abriu-lhes as portas e D. Miguel, em 1823, promoveu a multiplicação dos festejos taurinos."

ODETTE GONÇALVES, in "História", Março de 2004

Porto, 02 de Abril de 2004

Free Web Counter
Site Counter