Sede de Infinito

Infinito é o que se encontra para além de tudo, do conhecimento, da imaginação, do alcance da mão. Ter sede do que se encontra para lá da linha do horizonte é a imensa vontade de alcançar o que não vemos, o que não possuímos, o que não conhecemos, é por fim, uma forma de perseguir o saber e o conhecimento, se assim o desejarmos, conduzir o sonho através do tempo.

14 março, 2007

POESIA AO AMANHECER


Bom dia, meus Amigos

Há dias dizia-vos que nada tinha para vos dizer, por nada ter acontecido. Grande distracção a minha, pois na véspera tinha convencido os meus amigos de almoço a percorrer um dos percursos dos Caminhos do Romântico. O século XIX em pleno coração da cidade aqui quase debaixo do nosso olhar. 500 mts de ruelas floridas com sossego, quintas antigas debruçadas sobre o Douro e o podermos caminhar como se estivéssemos quase na aldeia. Está aqui à mão de semear nas traseiras da Faculdade de Letras e que pode ser prolongada até ao rio. Aproveitem, num dia destes de Primavera em que esteja sol e o calor ainda não se faça sentir. Vão ver que vão gostar.

O AMOR

Amo o amor que se reparte
em beijos, leito e pão.

Amor que pode ser eterno
mas pode ser fugaz.

Amor que se quer libertar
para seguir amando.

Amor divinizado que vem vindo.
Amor divinizado que se vai.

PABLO NERUDA, "Crepusculário", in "Presentes de um Poeta"

"Existem vinte espécies diferentes de aminoácidos e cinco espécies de nucleótidos indispensáveis a todas as formas de vida na Terra. São os constituintes moleculares da matéria viva."

ROBERT JASTROW, in "A Arquitectura do Universo"

"A República Turca, arquitectada por Mustafa Kemal (Atatürk), baseava-se num projecto laico, fortemente inspirado pela Revolução Francesa. Contra ventos e marés, adoptou uma Constituição baseada nos regimes da Europa Ocidental."

JOSÉ PEDRO TEIXEIRA FERNANDES, in "História", Março de 2004

Porto, 30 de Março de 2004

Free Web Counter
Site Counter