Sede de Infinito

Infinito é o que se encontra para além de tudo, do conhecimento, da imaginação, do alcance da mão. Ter sede do que se encontra para lá da linha do horizonte é a imensa vontade de alcançar o que não vemos, o que não possuímos, o que não conhecemos, é por fim, uma forma de perseguir o saber e o conhecimento, se assim o desejarmos, conduzir o sonho através do tempo.

10 março, 2007

POESIA AO AMANHECER


Bom dia, Amigos

Hoje, aparentemente levantamo-nos mais cedo e ainda surpreendemos a madrugada a retirar-se. Viam-se nuvens e não sabíamos se eram de chuva. Estavam altas e em movimento, mas por entre as réstias que deixavam o dia foi espreitando. É o que se pode chamar, um amanhecer tranquilo.
Pois, o fim de semana, valeu pelo Sábado e uma longa caminhada pelo interior das montanhas do Gerês, mais propriamente da Serra Amarela na tentativa frustada de alcançar os retransmissores do Muro. As cores das árvores e das plantas, o azul das imensas lagoas, o céu a brilhar em todo o esplendor, o cheiro da natureza, o ambiente de sossego e silêncio, as pedras milenares, a descoberta do caminho e até a noite que nos surpreendeu tornaram em magia a fantasia da aventura. O cansaço apaga-se perante coisas tão grandiosas. Não percam os próximos episódios.

SONETO

Poeta fui e do áspero destino
Senti bem cedo a mão pesada e dura.
Conheci mais tristeza que ventura
E sempre andei errante e peregrino.

Vivi sujeito ao doce desatino
Que tanto engana, mas tão pouco dura;
E ainda choro o rigor da sorte escura,
Se nas dores passadas imagino.

Porém, como me agora vejo isento
Dos sonhos que sonhava noite e dia,
E só com saudades me atormento;

Entendo que não tive outra alegria
Nem nunca outro qualquer contentamento
Senão de ter cantado o que sofria.

JOSÉ ALBANO

"Julga-se que o Sistema Solar terá tido inicialmente a forma de uma difusa nuvem de gás cuja coesão se devia à sua própria força gravitacional. O raio original dessa nuvem era aproximadamente de 16 biliões de quilómetros."

ROBERT JASTROW, in "A Arquitectura do Universo"

"A verdade é que hoje, no terreno mediático, vivemos numa selva em que os vários poderes mais subterrâneos ou mais visíveis se vão defrontando, muitas vezes em prejuízo da Lei. Por isso continuo a dizer que o elo mais fraco é o elo da Lei, é o Estado de Direito."

ANTÓNIO JOSÉ TEIXEIRA, in "Manifesto", Abril de 2003

Porto, 29 de Março de 2004

Free Web Counter
Site Counter