Sede de Infinito

Infinito é o que se encontra para além de tudo, do conhecimento, da imaginação, do alcance da mão. Ter sede do que se encontra para lá da linha do horizonte é a imensa vontade de alcançar o que não vemos, o que não possuímos, o que não conhecemos, é por fim, uma forma de perseguir o saber e o conhecimento, se assim o desejarmos, conduzir o sonho através do tempo.

30 novembro, 2006

POESIA AO AMANHECER


Bom dia, meus bons Amigos

Este sol que há três dias nos banha o amanhecer parece querer fazer-nos acreditar que a primavera vem a caminho de nos visitar e eu começo a pensar que estou a sair dessa letargia que o inverno me mergulhou. Sobretudo o frio que me tolheu a vontade.
Neste fim de semana vi dois bocados de filme na televisão. Em ambos, o "artista" figura simpática, bom rapaz, bem comportado, sozinho, ficava com a actriz, no fim, a qual o vinha esperar. Num caso, até pôde escolher. É uma pena, pois nos meus filmes a miúda ou fica sozinha ou vai com outro. Deixem lá, sou eu a digerir a perda de uma amiga. A semana passada perdi uma amiga e até hoje nunca tinha perdido amigos e veio-me à lembrança aquela frase que dizia, que destruímos sempre aquilo que mais amamos, os cobardes com um beijo e os valentes com a espada.

APONTAMENTO

Ó noite, ó noite, ó noite!
Luar e Primavera
e os telhados cobrindo
sonhos que a vida gera!

Subo por essas horas
solitária e sincera,
e encontro, exausta e pura,
minha alma que me espera.

CECÍLIA MEIRELES

"Quando uma grande quantidade de ferro se acumula no centro da estrela, o fogo não pode ser reacendido; apaga-se pela última vez e a estrela inicia uma contracção final sob a força do próprio peso.
A contracção final é um acontecimento catastrófico. Os núcleos de ferro no centro absorvem a energia da estrela ao mesmo tempo que ela vai sendo produzida, e as matérias que se vão contraindo, não encontrando quase nenhuma resistência, desabam para o centro a velocidades enormes, cobrem um milhão de quilómetros em menos de um minuto e acumulam-se no centro, num amontoado denso, criando pressões elevadíssimas. Quando a pressão no centro é suficientemente grande, a contracção pára. A estrela, contraída e apertada como uma mola, acalma momentaneamente - depois ressalta com uma explosão violenta".

ROBERT JASTROW, in a "A Arquitectura do Universo"

"As estratégias das multinacionais, as contratações e subcontratações, o funcionamento em rede, fazem com que seja muito difícil aos sindicatos terem, com rigor, um ponto de conflito onde a expressão do confronto de interesses se possa fazer com visibilidade e resultados concretos."

MANUEL CARVALHO DA SILVA, in "Manifesto", Dezembro de 2003

Porto, 15 de Março de 2004

Free Web Counter
Site Counter