Sede de Infinito

Infinito é o que se encontra para além de tudo, do conhecimento, da imaginação, do alcance da mão. Ter sede do que se encontra para lá da linha do horizonte é a imensa vontade de alcançar o que não vemos, o que não possuímos, o que não conhecemos, é por fim, uma forma de perseguir o saber e o conhecimento, se assim o desejarmos, conduzir o sonho através do tempo.

21 outubro, 2006

POESIA AO AMANHECER


Bom dia, Amigos

Ontem ao fim da tarde regressei para junto do mar. Na ausência das montanhas, vou olhar o horizonte que se estende para além daquela linha imaginária. Não havia sol, o céu estava cinzento e tornava o ambiente mais pesado ainda, nesse momento em que a noite já sobrepõe o seu peso a tudo. Lentamente surgiu uma estrela por entre as nuvens iluminando algures um ponto no meio do infinito. Nunca imaginei uma solidão maior e mais profunda do que uma estrela sozinha no interior de uma galáxia a milhares de milhões de megaparsecs da sua irmã mais próxima. Entretanto, um helicóptero sobrevoava o oceano a baixa altitude em quadrados sucessivos que ora se alargavam, ora se fechavam, o que só poderia significar que no interior do azul escuro das águas haviam homens que já não veriam nascer as estrelas e cujo corpo gelado já não voltaria a sentir o frio, lembrando-nos que a vida continua a ser um minuto apenas e que se não formos capazes de o usufruir a cada instante nunca chegaremos a viver, por isso vos recomendo sempre que quando encontrarem um sorriso no olhar de uma mulher, ganhem coragem e digam-lhe, Olá! minha rainha do Egipto. Pode ser que ela não perceba, mas vivemos um pouco e quando um crepúsculo gelado nos impedir de ver para sempre o nascer das estrelas, podemos dizer como Pablo Neruda, Confesso que Vivi.

É PRECISO AVISAR TODA A GENTE

É preciso avisar toda a gente
Dar notícia, informar, prevenir
Que por cada flor estrangulada
Há milhões de sementes a florir.

É preciso avisar toda a gente
Segredar a palavra e a senha
Engrossando a verdade corrente
Duma força que nada a detenha.

É preciso avisar toda a gente
Que há fogo no meio da floresta
E que os mortos apontam em frente
O caminho da esperança que resta.

É preciso avisar toda a gente
Transmitindo este morse de dores
É preciso, imperioso e urgente
Mais flores, mais flores, mais flores.

JOÃO APOLINÁRIO, in "O Nosso Amargo Cancioneiro"

"No momento final da colisão a força da atracção nuclear é tão grande que funde os protões um contra o outro, formando um único núcleo. Ao mesmo tempo, a energia da colisão de ambos é libertada sob a forma de calor e luz. Este desprendimento de energia marca o nascimento da estrela.
A energia passa para a superfície e é irradiada sob a forma de luz, em virtude da qual nós vemos a estrela no céu."

ROBERT JASTROW, in "A Arquitectura do Universo"

"Como Grande Esposa Real de Amenhotep IV, aquele que ficaria conhecido como "o faraó herege", Nefertiti (que significa, eis a bela que chega) participou de modo activo na reforma religiosa que teve lugar durante o seu reinado. Introduziu-se o culto monoteísta a Atón e fundou-se uma nova capital. Este período significou um ponto de inflexão no Império Novo egípcio, mas os sucessores do casal real não só quiseram ignorar aquela etapa, como pretenderam inclusive apagar a memória histórica dos seus protagonistas."

COVADONGA SEVILLA, in "Historia y Vida", Setembro de 2003

Porto, 04 de Março de 2004

Free Web Counter
Site Counter