Sede de Infinito

Infinito é o que se encontra para além de tudo, do conhecimento, da imaginação, do alcance da mão. Ter sede do que se encontra para lá da linha do horizonte é a imensa vontade de alcançar o que não vemos, o que não possuímos, o que não conhecemos, é por fim, uma forma de perseguir o saber e o conhecimento, se assim o desejarmos, conduzir o sonho através do tempo.

16 outubro, 2006

POESIA AO AMANHECER


Bom dia, meus Amigos

Hoje é que não tenho mesmo nada para dizer. Desejava apenas que a vida fosse sempre um sorriso de mulher em cada curva da estrada.

AQUI TE AMO...

Aqui te amo.
Nos sombrios pinheiros desenreda-se o vento.
A lua fosforesce sobre as águas errantes.
Andam dias iguais a perseguir-se.

Desaperta-se a névoa em dançantes figuras.
Uma gaivota de prata desprende-se do ocaso.
Às vezes uma vela. Altas, altas estrelas.
Ou a cruz negra de um barco.
Sozinho.
Às vezes amanheço, e até a alma está húmida.
Soa, ressoa o mar ao longe.
Este é um porto.
Aqui te amo.

Aqui te amo e em vão te oculta o horizonte.
Eu continuo a amar-te entre estas frias coisas.
Às vezes vão meus beijos nesses navios graves
que correm pelo mar aonde nunca chegam.
Já me vejo esquecido como estas velhas âncoras.
São mais tristes os cais quando fundeia a tarde.
A minha vida cansa-se inutilmente faminta.
Eu amo o que não tenho. E tu estás distante.
O meu tédio forceja com os lentos crepúsculos.
Mas a noite aparece e começa a cantar-me.
A lua faz girar a sua rodagem de sonho.

Olham-me com os teus olhos as estrelas maiores.
E como eu te amo, os pinheiros no vento
querem cantar o teu nome com as folhas de arame.

PABLO NERUDA, in "Vinte Poemas de Amor e Uma Canção Desesperada"

"Com o decorrer do tempo, a influência ininterrupta da gravidade, atraindo os átomos uns para os outros, faz com que a nuvem se contraia. Os átomos individuais caem para o centro da nuvem, devido à força da gravidade; à medida que eles caem, ganham velocidade e a sua energia aumenta. O aumento da energia aquece o gás e eleva a sua temperatura. Tal bola de gás, que se vai contraindo e aquecendo a si própria, é uma estrela em embrião."

ROBERT JASTROW, in "A Arquitectura do Universo"

"Nos primeiros séculos do feudalismo, a Igreja desempenhava um papel fundamental no Ocidente europeu. A população tinha diminuído de forma considerável, as cidades encontravam-se em franca decadência e a sociedade, de marcado carácter rural, concentrava-se em torno do castelo do senhor ou do mosteiro. Estas comunidades religiosas, como as de Cluny e Císter, actuariam como centros de actividade económica e refúgios da cultura ao longo da Idade Média."

JOSEP TOMÁS CABOT, in "Historia y Vida", Setembro de 2003

Porto, 03 de Março de 2004

Free Web Counter
Site Counter