Sede de Infinito

Infinito é o que se encontra para além de tudo, do conhecimento, da imaginação, do alcance da mão. Ter sede do que se encontra para lá da linha do horizonte é a imensa vontade de alcançar o que não vemos, o que não possuímos, o que não conhecemos, é por fim, uma forma de perseguir o saber e o conhecimento, se assim o desejarmos, conduzir o sonho através do tempo.

08 outubro, 2006

POESIA AO AMANHECER


Olá! Bom dia meus Amigos

Hoje tenho pouco tempo para falar com vós. Estou num daqueles dias que fico importante e me pedem uma opinião, pelo que tenho aqui um livro para estudar. É assim, andamos por aí sem valer nada e de quando em vez lembram-se que somos importantes porque sabemos qualquer coisa, o que nem é verdade, pois pouco sei. Mas, enfim. Continua é o frio, muito frio que me leva a vontade, sobretudo, à noite. Ao pensar no frio, veio-me à memória que no Sábado de manhã, pelo menos durante uma hora, brilhou o sol, bonito, puro e azul. Fui até à beira-mar, numa zona sobranceira, donde via um extenso areal deserto e as águas do Atlântico azul índigo com o fundo esmeralda e cadenciadamente uma barca de espuma branca vinha desembrulhar-se na areia. Estava quente dentro do carro, uma quentura agradável e escutava a música desse poeta cantor que é o Pedro Barroso que nos fala das mulheres da pátria e da ternura como muito poucos neste país, talvez por isso raramente se ouça. Só faltava mesmo alguém para dizer a Canção de Embalar. Depois ..., o sonho acabou.

BOA-NOITE

Boa-noite, Maria! Eu vou-me embora.
A lua nas janelas bate em cheio.
Boa-noite Maria! É tarde... é tarde...
Não me apertes assim contra teu seio.

Boa-noite!... E tu dizes - Boa noite.
Mas não digas assim por entre beijos...
Mas não mo digas descobrindo o peito,
- Mar de amor onde vagam meus desejos.

Julieta do céu! Ouve... a Calhandra
Já rumoreja o canto da matina.
Tu dizes que eu menti?... pois foi mentira...
...Quem cantou foi teu hálito, divina!

Se a estrela-d'alva os derradeiros raios
Derrama nos jardins do Capuleto,
Eu direi, me esquecendo d'alvorada:
"É noite ainda em teu cabelo preto..."

CASTRO ALVES

"Ao todo existem 92 espécies diferentes de núcleos e, correspondentemente, 92 espécies de átomos, indo desde o hidrogénio ao urânio. Estes elementos, em várias combinações, formam todas as variedades de matéria - animal, vegetal e mineral - que existem no Universo."

ROBERT JASTROW, in "A Arquitectura do Universo"

"Após a queda do Império romano a Europa se fragmentou e desde logo apareceram distintas monarquias. Estas, incapazes de impor a sua autoridade, cederam cada vez mais poderes à aristocracia local. Assim nasceu o feudalismo. A sociedade passou a fundamentar-se em relações de dependência interpessoais através de vínculos de vassalagem. Num mundo profundamente instável, os mais débeis prestavam obediência aos mais fortes em troca de protecção. Se criou desse modo uma rígida hierarquia, que ia desde o rei e o papa até aos servos mais humildes."

JULIÁN ELLIOT, in "História y Vida", Setembro de 2003

Porto, 01 de Março de 2004

Free Web Counter
Site Counter