Sede de Infinito

Infinito é o que se encontra para além de tudo, do conhecimento, da imaginação, do alcance da mão. Ter sede do que se encontra para lá da linha do horizonte é a imensa vontade de alcançar o que não vemos, o que não possuímos, o que não conhecemos, é por fim, uma forma de perseguir o saber e o conhecimento, se assim o desejarmos, conduzir o sonho através do tempo.

28 setembro, 2006

O MUNDO EM QUE VIVO


“A democracia na realidade não existe. Quem verdadeiramente manda são as instituições que não têm nada de democráticas, como o Fundo Monetário Internacional, as fábricas de armas, as multinacionais farmacêuticas.”

JOSÉ SARAMAGO ao jornal italiano “La Stampa”

Por mim, estou de acordo com o escritor. Vivemos todos nessa doce ideia de que somos Homens livres só porque vos estou a escrever este mail e de que posso chegar à rua e gritar a plenos pulmões, mas pergunto, é essa a liberdade que os seres humanos anseiam, lhes permite uma vivência social igual em direitos e deveres? Para que me serve a liberdade se nada posso fazer com ela para além da minha consciência? Posso participar, protestar, tentar influenciar os acontecimentos, mas é só esse o papel que me destinam? Quem detém o poder, quem dele usufrui e beneficia? Não são esses os únicos homens livres? E se só da liberdade falo, é porque os restantes pilares da democracia, fraternidade e igualdade, já se foram há muito.
Ah, a opulência milenar que governa o mundo, nunca poderia ter desejado melhor. Pôr os cidadãos a participar, criando-lhes a ideia que a sua participação tem alguma importância!
Como dizia o Presidente do Partido Comunista Libanês, “não chega libertar a terra, é preciso também libertar os Homens”.

2 Comments:

Blogger Kuska said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

3:43 da tarde  
Blogger Kuska said...

Plenamente de acordo. Os homens são apenas estatisticas de um país, e quem viver numa sociedade jamais será um homem livre.

3:43 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Free Web Counter
Site Counter