Sede de Infinito

Infinito é o que se encontra para além de tudo, do conhecimento, da imaginação, do alcance da mão. Ter sede do que se encontra para lá da linha do horizonte é a imensa vontade de alcançar o que não vemos, o que não possuímos, o que não conhecemos, é por fim, uma forma de perseguir o saber e o conhecimento, se assim o desejarmos, conduzir o sonho através do tempo.

01 outubro, 2006

POESIA AO AMANHECER


Olá! Meus bons Amigos

Pois é, um dia tinha de acontecer. Hoje venho falar de política. Vivemos tempos difíceis, tumultuosos até. Poderia ser luta de ideias, mas é sobretudo, luta de interesses, muitos e ávidos interesses pessoais. Mas, enfim, ontem comecei o dia a escrever uma carta de amor e de amigo. Ou de despedida? Não sei, aguardemos o que me dirá o destinatário. Chamei-lhe, fim de uma viagem ou princípio de um caminho? Por vezes, temos também nas relações com os amigos, alguns espaços que são de, parar para pensar e escolher caminhos, antes que as coisas, e as coisas são as palavras e os actos, enveredem por atalhos sem saída e terminem com momentos que foram muito bonitos. Depois, voltei à política que ontem tínhamos um plenário, pois era preciso avisar toda a gente, segredar a palavra e a senha, engrossar a palavra corrente, duma força que nada a detenha. A intolerância dos homens sai-nos ao caminho numa qualquer curva da estrada. Emboscados, tentam surpreender-nos, sem ética, sem princípios, sem nada e é aqui que tenho dificuldade em gerir os sentimentos, pois estas são as veredas da vida que nunca me atreverei a seguir. Como canta o Pedro Barroso num dos seus belos poemas, a ilha para onde eu vou não tem qualquer registo, mas sei que viver lá é muito melhor que isto. Quer dizer, ando por aí a gerir silêncios e sobretudo, muitas solidões, porque uma coisa esta gente pequena pode ter a certeza, o meu combate de ideias e de busca de dignidade não se vai desviar do verdadeiro e único alvo, nem que tenha de ficar só nesse exprimir de vontades. Por isso, vos venho pedir desculpa por este desabafo matinal e pedir-vos licença para fazer um depoimento.

DEPOIMENTO

De seguro
Posso apenas dizer que havia um muro
E que foi contra ele que arremeti
A vida inteira.
Não, nunca o contornei.
Nunca tentei
Ultrapassá-lo de qualquer maneira.

A honra era lutar
Sem esperança de vencer.
E lutei ferozmente noite e dia,
Apesar de saber
Que quanto mais lutava mais perdia
E mais funda sentia
A dor de me perder.

MIGUEL TORGA

"O átomo mais simples consiste num único electrão girando à volta de um núcleo composto por um só protão. Este é o átomo de hidrogénio, o elemento mais abundante encontrado na Natureza, que constitui 90 por cento de toda a matéria no Universo.
O neutrão é a outra partícula nuclear básica; não conduz qualquer carga eléctrica e não é afectado por forças eléctricas. No entanto, os neutrões são atraídos para os protões por intermédio da força nuclear, muito potente. Sob a influência desta atracção, um neutrão e um protão podem unir-se e formar um núcleo pesado, que pesa duas vezes mais que o protão. O novo núcleo possui uma carga positiva e, portanto, atrai um único electrão para si, formando um átomo semelhante a hidrogénio, mas duas vezes mais denso. Tal átomo é chamado hidrogénio pesado ou deutério."

ROBERT JASTROW, in "A Arquitectura do Universo"

"Se fosse o Toni Negri e o Michel Hardt corava de vergonha depois do 11 de Setembro. Este acontecimento veio provar que eles estão errados. Para o mundo inteiro é evidente que há um centro, e esse centro são os EUA, e que muita da globalização, nomeadamente no domínio da comunicação de massas, é uma americanização. E esse centro, quando vê que não consegue aguentar a sua hegemonia apenas com a economia, recorre aos meios militares."

BOAVENTURA SOUSA SANTOS, in "Manifesto", Novembro de 2002

Porto, 26 de Fevereiro de 2004

Free Web Counter
Site Counter