Sede de Infinito

Infinito é o que se encontra para além de tudo, do conhecimento, da imaginação, do alcance da mão. Ter sede do que se encontra para lá da linha do horizonte é a imensa vontade de alcançar o que não vemos, o que não possuímos, o que não conhecemos, é por fim, uma forma de perseguir o saber e o conhecimento, se assim o desejarmos, conduzir o sonho através do tempo.

14 setembro, 2006

POESIA AO AMANHECER


Bom dia, Amigos

É verdade, há dias assim em que não temos nada para dizer. Ontem, deixei-me ficar por aqui até muito tarde e fui escutando os ruídos a diminuírem até se alcançar o silêncio. É interessante este meu lugar às escuras só com a luz de presença por cima. Parece que estamos debaixo de um foco com o palco obscuro. Claro, lá fora faltava este céu azul que nos tem acompanhado ao amanhecer e havia aquela tristeza tão característica do crepúsculo. Hoje enquanto vinha para aqui e vi este céu de nuvens cinzentas esfarrapadas que transmitem um tom de calma enquanto os barulhos da cidade não começam, lembrei-me de uma acção de formação em França em que todos os dias de manhã, muito cedo, deixava o "castelo" onde nos encerravam e caminhava pela estrada até a uma aldeia próxima de casas baixas em que tudo era quase perfeito e um comboio chegava às 07h15 todo pintado com aqueles desenhos de spray. No último dia, ao entregar a chave do apartamento, a miúda da recepção disse-me muito triste que agora já não me ia ver a caminho de Margaux. Pelos vistos, quando caminhava, ela passava por mim de carro a caminho do trabalho. É sempre bom nós um dia sabermos que alguém reparou em nós apesar de nos esforçarmos por passar despercebidos.

NO MEU CÉU AO CREPÚSCULO...

No meu céu ao crepúsculo tu és como uma nuvem
e a tua cor e forma são tal e qual as quero.
Tu és minha, tu és minha, mulher de lábios doces
e vivem na tua vida os meus infinitos sonhos.

A lâmpada da minha alma ruboriza-te os pés,
o acre vinho meu é mais doce em teus lábios,
ó segadora da minha canção ao entardecer,
como te sentem minha os meus sonhos solitários!

Tu és minha, tu és minha, vou gritando na brisa
da tarde, e o vento arrasta a minha voz viúva.
Caçadora do fundo dos meus olhos, o teu roubo
estanca como a água o teu olhar nocturno.

Na rede da minha música estás presa, meu amor,
e as minhas redes de música são largas como o céu.
Nasce-me a alma à beira dos teus olhos de luto.
Nos teus olhos de luto começa o país do sonho.

PABLO NERUDA, in "Vinte Poemas de Amor e uma Canção Desesperada"

"Um forte poder de atracção une os neutrões e os protões uns aos outros, formando um corpo denso e compacto, chamado núcleo, cujo tamanho é um pouco inferior a um milionésimo de milionésimo de um centímetro."

ROBERT JASTROW, in, "A Arquitectura do Universo"

"Nos primórdios do Estado Novo, a Acção Escolar Vanguarda constituiu uma primeira tentativa de organização juvenil, de pendor fascista."

LUÍS FARINHA, in "História", Fevereiro de 2004

Porto, 18 de Fevereiro de 2004

Free Web Counter
Site Counter