Sede de Infinito

Infinito é o que se encontra para além de tudo, do conhecimento, da imaginação, do alcance da mão. Ter sede do que se encontra para lá da linha do horizonte é a imensa vontade de alcançar o que não vemos, o que não possuímos, o que não conhecemos, é por fim, uma forma de perseguir o saber e o conhecimento, se assim o desejarmos, conduzir o sonho através do tempo.

09 setembro, 2006

LEITURAS

Carlos Ruiz Zafón, in “A Sombra do Vento”

O meu prazer pela leitura cresceu a amar o prodígio da escrita de Gabriel Garcia Marquez, Isabel Allende, Marguerite Yourcenar, José Saramago e João de Melo. À magia das palavras de uns juntava-se a riqueza de conteúdo de outros. À fantasia da América Latina, juntava-se o rigor europeu. Quando as estórias destes autores foram escasseando foi-me surgindo um vazio na alma, perdi as referências e caminhava apalpando, tentando descobrir entre a profusão dos que se afoitam pelos caminhos da escrita, aqueles que pudessem ser dignos continuadores daqueles. Mas, quase sempre errei na procura, talvez pela dificuldade em existirem.
Há meses este “A Sombra do Vento” veio parar-me às mãos e alguém me fazia uma recomendação. A semana passada, iniciei a leitura e espantado, deslumbrado, fui devorando a história de uma riqueza fantástica e deslumbrante. Há muitos anos que não sentia essa vontade de ler um livro numa escassa semana. Que livro extraordinário escondido na sombra de um título vulgar e de um escritor desconhecido. Que grata surpresa quase no fim do Verão. Agora vivo ainda a sensação de perda por ter alcançado o fim da leitura.

“ – O Julián morreu sozinho, convencido de que ninguém se ia lembrar dele nem dos seus livros e de que a sua vida não tinha significado nada – disse ela. – Ele teria gostado de saber que alguém o queria manter vivo, que o recordava. Ele costumava dizer que existimos enquanto alguém nos recorda.”

“Alguém disse uma vez que no momento em que paramos a pensar se gostamos de alguém, já deixamos de gostar dessa pessoa para sempre – disse eu.”

“Bom, às vezes estas egrégias instituições oferecem uma ou duas bolsas de estudo para os filhos do jardineiro ou de um engraxador para assim mostrarem a sua grandeza de espírito e caridade cristã – expôs Fermín. – A maneira mais eficaz de tornar os pobres inofensivos é ensiná-los a quererem imitar os ricos. É esse o veneno com que o capitalismo cega…”

“O destino costuma estar ao virar da esquina. Como se fosse um gatuno, uma rameira ou um vendedor de lotaria: as suas três encarnações mais batidas. Mas o que não faz é visitas ao domicílio. É preciso ir atrás dele.”

“A aia sabia que quem ama de verdade ama em silêncio, com actos e nunca com palavras.”

Free Web Counter
Site Counter