Sede de Infinito

Infinito é o que se encontra para além de tudo, do conhecimento, da imaginação, do alcance da mão. Ter sede do que se encontra para lá da linha do horizonte é a imensa vontade de alcançar o que não vemos, o que não possuímos, o que não conhecemos, é por fim, uma forma de perseguir o saber e o conhecimento, se assim o desejarmos, conduzir o sonho através do tempo.

09 setembro, 2006

POESIA AO AMANHECER

Esta "Poesia ao Amanhecer" tem uma história. Um dia, um amigo chamado Júlio Soares, ao amanhecer passou a enviar para os amigos, um poema que escolhia e nos ajudava a iniciar o dia de trabalho. Intitulava o gesto com a beleza da seguinte frase: "Gosto de Ti Todos os Dias". Senti necessidade de agradecer e nasceu a "Poesia ao Amanhecer" que consistia em dizer bom dia aos amigos com palavras sobre o tempo e o estado de espiríto. Depois os comentários foram-se alargando, surgiu um poema e umas citações. Assim foi ao longo de três anos. Hoje em dia, rareiam esses amanheceres, pois falta a arte e o engenho.
Aqui vou deixar as palavras que escrevia aos amigos.
Bom dia, meus Amigos

Pois é verdade, há dias assim em que nada tenho para vos dizer. É como se estivesse parado a observar. O dia está a nascer, o sol é apenas uma ideia de luz que azula o céu e aqui onde me encontro é quase o silêncio absoluto, só não é total porque ouço os dedos a bater nas teclas para escrever. Apetecia-me ir dar um passeio. Meter-me no carro e ir pelo mundo fora, só a olhar e o mais que vou conseguir é uma viagem de Metro até ao hospital de Matosinhos para uma consulta. Quiçá, talvez amanhã vá numa daquelas minhas viagens de Sábado antes de ir ao almoço de despedida do Júlio Soares, esse amigão que um dia, sem saber como, acordou fora da AXA ao fim de tantos anos a correr para aqui.
Um bom fim de semana para vós.

METAMORFOSE

Repara: - a imóvel crisálida
Já se agitou, inquieta,
Cedo, rasgando a mortalha,
Ressurgirá borboleta.

Que misteriosa influência
A metamorfose opera!
Um raio do sol, um sopro!
Ao passar, a vida gera.

Assim minh'alma, inda ontem
Crisálida entorpecida,
Já hoje treme, e amanhã
Voará cheia de vida.

Tu olhaste - e do letargo
Mago influxo me desperta:
Surjo ao amor, surjo à vida
à luz de uma aurora incerta.

JÚLIO DINIS

"O electrão é, na verdade, muito pequeno. O seu diâmetro mede um milionésimo de bilionésimo de milímetro, um milhão de vezes mais pequeno do que o que pode ser visto com o melhor microscópio electrónico. O seu peso é correspondentemente pequeno: 10.000 biliões de biliões de electrões pesam pouco menos de 30 gramas."

ROBERT JASTROW, "A Arquitectura do Universo"

"O Conselho dos Guardiães, instituição fulcral do Irão dominado pelos conservadores, rejeitou a 25 de Janeiro a revisão do Código Eleitoral nesse mesmo dia aprovada pelo parlamento reformador. Tal decisão confirma que serão considerados inválidos 45 por cento dos candidatos às eleições legislativas do próximo dia 20 de Fevereiro, entre os quais se incluem 80 deputados reformadores. Mas, vinte e cinco anos passados sobre a Revolução Islâmica, a grande maioria dos iranianos já não parece deixar-se seduzir pelo confronto entre conservadores e reformadores."

BERNARD HOURCADE, Director da equipa de investigação Monde Iranien, in "Le Monde Diplomatique", Fevereiro de 2004

Porto, 13 de Fevereiro de 2004

Free Web Counter
Site Counter