Sede de Infinito

Infinito é o que se encontra para além de tudo, do conhecimento, da imaginação, do alcance da mão. Ter sede do que se encontra para lá da linha do horizonte é a imensa vontade de alcançar o que não vemos, o que não possuímos, o que não conhecemos, é por fim, uma forma de perseguir o saber e o conhecimento, se assim o desejarmos, conduzir o sonho através do tempo.

11 setembro, 2006

LEITURAS


João de Melo, in "O Meu Mundo Não é Deste Reino"


Uma ilha é um abraço de solidão apertando-nos a alma. Os Açores são um arquipélago algures no infinito oceânico. Neste livro João de Melo conduz-nos numa viagem desde as profundezas do mar em irrupções de lava transbordando a planura marítima, à formação da paisagem açoreana, à chegada dos Homens e formação de comunidades como resultado da mistura de colonizadores e viajantes. Assim nasceu a freguesia de Nossa Senhora do Rozário da Achadinha, refúgio de personagens que o autor enriquece em fábulas de encantar. O isolamento social a fazer crescer mitos e lendas a exaltar coragens e inventar sabedorias. Os segredos da montanha alimentados por noites de tempestade, o mar eterno a aferrolhar os sonhos e os actores criados à medida da imaginação proporcionada por um ambiente natural, ao mesmo tempo, rude e belo. De Cadete, o ferreiro que a habilidade e prosápia o levariam de capador de touros a sábio depois de um longo percurso pela medicina curandeira, ao rebelde João Maria que a força da razão o ajudava a distinguir Deus dos homens e a não deixar que o sagrado passasse o interior da sua consciência, sem esquecer padre Governo aquietando o rebanho enquanto Guilherme José o rufia e autocrático regedor exercia o mando segundo os seus interesses, terminando em Maria Água a jovem e terna mulher de corpo doce e olhar meigo que faria voltar a casa de João Maria em direcção ao Sol.
Ler ou reler “o meu mundo não é deste reino” é um convite a visitar a magia de uns Açores ainda solitários, místicos e sempre belos a meio caminho do infinito azul, celeste e marítimo, porto de partida e de chegada de gentes que procuram um mundo melhor.

Free Web Counter
Site Counter