Sede de Infinito

Infinito é o que se encontra para além de tudo, do conhecimento, da imaginação, do alcance da mão. Ter sede do que se encontra para lá da linha do horizonte é a imensa vontade de alcançar o que não vemos, o que não possuímos, o que não conhecemos, é por fim, uma forma de perseguir o saber e o conhecimento, se assim o desejarmos, conduzir o sonho através do tempo.

10 setembro, 2006

POESIA AO AMANHECER

Bom dia, meus bons Amigos

Este é o meu espaço preferido. Aqui venho todas as manhãs dialogar com o mundo, principalmente hoje, aproveitando a serenidade que daqui contemplo e o silêncio que me proporciona a avaria do ar condicionado.
Ontem saí acelerado. A injustiça e a indignidade de certos homens continua a fustigar-me o pensamento. Depois caí em cima de uma imensa fila de trânsito e controlei a revolta. Mais tarde encontrei alguém que me falou de Ribeira de Pena e pude pôr em contraste a cidade e as serras. Aquela pequena vila encravada entre a Cabreira e a Padrela, cercada pelo Larouco e o Alvão, encontra-se rodeada por uma paisagem de beleza inesquecível que na Primavera se espalha numa multidão de flores coloridas e nos apetece ir sem regresso. Quem sabe um dia..., pelo menos por ali, as tolices dos homens chegam mais devagar.

A PRIMEIRA LÁGRIMA

Quando a primeira lágrima caindo,
Pisou a face da mulher primeira,
O rosto dela assim ficou tão lindo
E Adão beijou-a de uma tal maneira,

Que anjos e Tronos pelo espaço infindo,
Qual rompe a catadupa prisioneira,
As seis asas de azul e d'ouro abrindo,
Fugiram numa esplêndida carreira.

Alguns, pousando à próxima montanha,
Queriam ver de perto os condenados.
Da dor fazendo uma alegria estranha.

E ante o rumor dos ósculos dobrados,
Todos queriam punição tamanha,
Ansiosos, mudos, trémulos, pasmados...

LUÍS DELFINO

"O pequeníssimo electrão, e duas partículas da mesma espécie, são as unidades constituintes a partir das quais toda a matéria no mundo é construída. As duas partículas da mesma espécie são o protão e o neutrão."

ROBERT JASTROW, in "A Arquitectura do Universo"

"A tentativa de greve geral revolucionária de 18 de Janeiro de 1934 adquiriu um carácter particular na Marinha Grande. Em função dessa especificidade. os factos e as memórias do acontecimento têm sido objecto de uma continuada reconstrução e disputa ao longo do tempo que nos separa desse evento."

EMÍLIA MARGARIDA MARQUES, in "História", Fevereiro de 2004

Porto, 17 de Fevereiro de 2004

Free Web Counter
Site Counter