Sede de Infinito

Infinito é o que se encontra para além de tudo, do conhecimento, da imaginação, do alcance da mão. Ter sede do que se encontra para lá da linha do horizonte é a imensa vontade de alcançar o que não vemos, o que não possuímos, o que não conhecemos, é por fim, uma forma de perseguir o saber e o conhecimento, se assim o desejarmos, conduzir o sonho através do tempo.

13 junho, 2010

POESIA AO AMANHECER


Bom dia, meus Amigos

O momento não permitia grandes concentrações, vivia então uma revoada de sentimentos face ao que acabava de ver na televisão, pelo que demorei algum tempo a perceber o que me rodeava de facto. A avenida era como tantas outras e nem os edifícios nem as pessoas pareciam quebrar a normalidade. Algum tempo depois quando comecei a olhar com um pouco de atenção comecei a experimentar a grandeza das coisas e saindo de um pasmo principiei a mergulhar noutro. Por todo o lado sentia-se a presença de património que atravessava os séculos e possuía um valor inestimável. Não foi possível deixar de me sentir pequeno com a monumentalidade do Altar da Pátria, essa memória a Vítor Emanuelle II, o rei do Risorgimento. De seguida o Fórum, colocou-nos a viajar no tempo e não foi difícil colocar o pensamento nos degraus do Colisseo. Um império de 1000 anos ali estava em todo o seu esplendor. Mas a dimensão do que víamos, esmagava-nos por completo a cada esquina, em cada rua e em cada praça. Desde a Praça Nabona ao Pantheon, tudo era grande e magnífico. De Moscovo guardava um sabor de oriente, de limbo entre a Europa e a Ásia de planícies que sentem o amor pela pátria. Da cidade do Báltico foi a beleza do século XVIII que cativou. A capital da França impressiona pelo romantismo, por uma certa ideia de idade média escondida nos seus segredos, pela liberdade que não existe, mas que sabemos estar por todo o lado. Madrid guarda ainda memória de um tempo que se quis imperial, pela América e pela Europa, mas Roma, pelo contrário, é passado, pretérito longínquo, mas não só, atravessa o tempo até ao século XIX. Foi o império, a idade média, o rinascimento e o risorgimento. Qual destas épocas a mais esplendorosa é o que interrogamos a todo aquele cenário de pedras e de mármore que nos envolve e, por vezes, nos deixa quase sem fala. De facto, aquela cidade próxima ao Mediterrâneo que os povos germanos um dia levaram de vencida, pese embora o poder das legiões, das guardas pretorianas e das fortalezas, mas que face à podridão das estruturas e dos homens que as dominavam já não serviam de defesa, ainda nos fascina de forma particular com essa magia que o passado tem de nos prender o olhar e a memória.

RENÚNCIA

Agora, que não vens, é que sossego.
Lucidamente, nego
Tudo quanto sonhei.
Desaperto o nó cego
Que apertei
Na hora cega em que te conheci.
Sou eu de novo só, como nasci,
A subir o calvário
Sem ninguém que me valha.
Sem deixar o sudário
Em nenhuma toalha...

MIGUEL TORGA

Chegastes a Wand certo dia do fim de Agosto, ao sol-pôr. Não me recordo exactamente dos pormenores dessa aparição; eu não sabia que entráveis, não apenas naquela casa alemã, mas também na minha vida. Recordo-me tão-só que já estava escuro, e que os candeeiros, no vestíbulo, ainda não ardiam. Não era a vossa primeira visita a Wand, por isso as coisas tinham para vós um recorte familiar; também elas vos conheciam. Estava demasiado escuro para que vos distinguisse as feições, apercebi-me apenas que éreis muito calma. Minha amiga, as mulheres raramente são calmas: são plácidas, ou então febris. Estáveis serena à maneira de uma lâmpada. Conversáveis com os vossos anfitriões; dizíeis apenas as palavras que havia a dizer; fazíeis apenas os gestos que havia a fazer, e tudo era perfeito. Fui, nessa noite, de uma timidez maior que a habitual; teria desarmado a vossa própria bondade. No entanto, não vos queria mal. Tão-pouco vos admirava: estáveis demasiado longe. A vossa chegada pareceu-me simplesmente um pouco menos desagradável do que a princípio receara. Vedes, minha amiga, que vos digo a verdade.

MARGUERITE YOURCENAR, in “Alexis ou o Tratado do Vão Combate”

“Em França há dois milhões de pessoas, designadamente mulheres, que trabalham e vivem abaixo do limiar da pobreza. Ainda assim, o governo quer obrigar os beneficiários do apoio social – um em cada três beneficiários do rendimento mínimo de inserção tem diploma equivalente ou superior ao ensino secundário – a aceitar o emprego que lhes é proposto para fazer baixar o desemprego. Esta política já foi aplicada nos Estados Unidos, no Reino Unido e na Suécia. Sempre com a mesma consequência: o aumento da pobreza.”

ANNE DAGUERRE, “Empregos forçados para os beneficiários do apoio social”, in “Le Monde diplomatique”, Junho de 2005

Porto, 22 de Junho de 2005

Free Web Counter
Site Counter