Sede de Infinito

Infinito é o que se encontra para além de tudo, do conhecimento, da imaginação, do alcance da mão. Ter sede do que se encontra para lá da linha do horizonte é a imensa vontade de alcançar o que não vemos, o que não possuímos, o que não conhecemos, é por fim, uma forma de perseguir o saber e o conhecimento, se assim o desejarmos, conduzir o sonho através do tempo.

12 maio, 2010

POESIA AO AMANHECER


Bom dia, meus Amigos

No Sábado ao fim da tarde, fatigado por um calor que se colava à pele, fui surpreendido pela morte do General. Diziam os seus inimigos políticos que foi um homem bom, sério e idealista. Teve apenas um defeito, foi um revolucionário. Dizia até um outro que foi de extrema-direita e hoje se localiza ao centro com ar muito respeitável, que felizmente o país optou por outro caminho diferente daquele que preconizava o General, o caminho da democracia que resumidamente, agora digo eu, foi o caminho que permitiu aos ricos do passado continuarem mais ricos no presente e aos pobres de ontem estarem hoje mais pobres, enquanto os senhores respeitáveis continuam no poder de consciência tranquila. O tempo do General foi um tempo de emoção, um tempo de pureza em que as vontades se congregavam, em que era possível acreditar no futuro, um porvir que fosse de todos mas sobretudo daqueles que nunca tinham tido nada. Havia confiança, alegria, camaradagem e nunca como então, a solidariedade foi uma palavra que valeu a pena. Foi um tempo de ofensiva nos direitos sociais e de cidadania. A democracia vivia-se não se falava. Era a participação colectiva num projecto abrangente. Depois, bem depois, o General deixou o poder e os medíocres assaltaram de novo esse mesmo poder. Primeiro com palavras doces e mansas, de seguida com a arrogância que lhes é conhecida. Por lá andam, a maltratar-nos os direitos através de uma barragem de demagogia para nos iludirem. Resta-nos essa batalha de guerrilha e de desgaste. O General morreu, mas o sonho continua connosco. Há sempre alguém disponível para levar mais longe o facho que mantém acesa essa esperança num mundo melhor, sobretudo diferente e sem miseráveis a mandar. Por mim, acreditei sempre no General. Para além de ser um homem bom, era digno e puro, nos sentimentos e nas ideias. A história saberá colocá-lo no lugar que merece.

Se estamos aqui reunidos estou contente. Penso
Com alegria que tudo quanto escrevi e vivi serviu para
Nos aproximar. É o primeiro dever do humanista e a
Fundamental tarefa da inteligência assegurar o conhecimento e
O entendimento entre os homens. Bem vale haver lutado e
Cantado, bem vale haver vivido se o amor me acompanha.

PABLO NERUDA, “Nasci para nascer”, in “Presentes de um Poeta”

Não devemos corar, frente a umas quantas flores, por estarmos sordidamente alojados. Aquilo era mais do que eu podia esperar de quem quer que fosse; não supunha que houvesse, à superfície da terra, uma única pessoa suficientemente bondosa para me mandar flores. Ela tinha por essa altura a paixão dos lilases cor de malva; graças a ela, passei uma convalescença perfumada. Disse-vos como era triste o meu quarto: sem os lilases da princesa Catarina, talvez eu nunca tivesse a ousadia de curar-me.

MARGUERITE YOURCENAR, in “Alexis ou o Tratado do Vão Combate”

“A bruma do mistério não se resina a evaporar-se em torno da figura de Cristóvão Colombo. Dele desconhecemos muito, a começar pelo lugar do seu nascimento. A sua grande aventura tão pouco está livre de sombras: discute-se se foi ou não um bom marinheiro; é possível que tenha sido um náufrago que o informou da rota para realizar a sua viagem; Rodrigo de Triana não foi que deu o grito anunciando terra à vista na madrugada de 11 para 12 de Outubro de 1492… Tais interrogações, somadas a muitos tópicos, dão forma ao preto e branco colombino que todavia hoje – quase quinhentos anos depois da sua morte, ocorrida em 1506 – continua animando os debates sobre a sua pessoa e sobre o seu legado.

CONSUELO VARELA, “Os Enigmas do Almirante Cristóvão Colombo”, in “Historia national geographic”, nº11

Porto, 13 de Junho de 2005

Free Web Counter
Site Counter