Sede de Infinito

Infinito é o que se encontra para além de tudo, do conhecimento, da imaginação, do alcance da mão. Ter sede do que se encontra para lá da linha do horizonte é a imensa vontade de alcançar o que não vemos, o que não possuímos, o que não conhecemos, é por fim, uma forma de perseguir o saber e o conhecimento, se assim o desejarmos, conduzir o sonho através do tempo.

03 janeiro, 2010

LEITURAS


Para quem era uma escrava na Saint-Domingue dos finais do século XViii, Zarité tinha tido uma boa estrela: aos nove anos foi vendida a Toulouse Valmorain, um fazendeiro rico, mas não conheceu nem o esgotamento das plantações de cana, nem a asfixia e o sofrimento nos moinhos, porque foi sempre uma escrava doméstica. A sua bondade natural, força de espírito e noção de honra permitiram-lhe partilhar os segredos e a espiritualidade que ajudavam os seus, os escravos, a sobreviver, e a conhecer as misérias dos amos, os brancos.
Zarité converteu-se no centro de um microcosmo que era um reflexo do mundo da colónia: o amo Valmorain, a sua frágil esposa espanhola e o seu sensível filho Maurice, o sábio Parmentier, o militar Relais e a cortesã mulata Violette, Tante Rose, a curandeira, Gambo, o galante escravo rebelde… e outras personagens de uma cruel conflagração que acabaria por arrasar a sua terra e atirá-los para longe dela.
Quando foi levada pelo seu amo para Nova Orleães, Zarité iniciou uma nova etapa onde alcançaria a sua maior aspiração: a liberdade. Para lá da dor e do amor, da submissão e da independência, dos seus desejos e os que lhe tinham imposto ao longo da sua vida, Zarité podia contemplá-la com serenidade e concluir que tinha tido uma boa estrela.

ISABEL ALLENDE nasceu em Lima, no Peru, em 1942, adquirindo, no entanto, a nacionalidade chilena. Trabalhou infatigavelmente como jornalista e escritora desde os 17 anos.
Publicou o seu primeiro romance, o sucesso mundial, A Casa dos Espíritos, em 1982, já no exílio, depois do golpe militar de Augustos Pinochet. Os seus livros estão traduzidos em mais de 30 idiomas e constituem um caso ímpar de sucesso. Muitos deles já foram adaptados ao cinema, teatro, ópera e ballet, conferindo-lhe uma brilhante trajectória literária que, com os anos, não deixou de aumentar o seu prestígio.
Todas as suas obras, A Casa dos Espíritos, Eva Luna, Contos de Eva Luna, De Amor e de Sombras, O Plano Infinito, Paula, Afrodite, Filha da Fortuna, Retrato a Sépia, A Cidade dos Deuses Selvagens, O Reino do Dragão de Ouro, O Bosque dos Pigmeus, O Meu País Inventado, Zorro, O Começo da Lenda, Inês da Minha Alma e A Soma dos Dias, estão publicadas em Portugal, já com mais de 1 milhão de livros vendidos.
Actualmente, reside nos Estados Unidos, onde casou com um americano, e onde vivem também os seus filhos e netos.

Ler Isabel Allende é um prazer difícil de explicar. Após quase dois anos sem notícias suas, este livro vem trazer-nos um pouco da história dessa América importada de África em jornadas de vergonha da civilização humana e nem o argumento de que a época assim o justifica, o explica, o torna compreensível, atenua essa ignomínia branca que espoliou continentes e reduziu a vida humana à condição animalesca de ausência de direitos, de liberdade e de dignidade, tanto mais que a superioridade e riqueza económica hoje apresentada por um pretenso Ocidente assenta essencialmente neste roubo e infâmia secular. A escritora chilena pelo interior de vidas ficcionadas, da magia das palavras e do encanto com que lhe desenha as vidas conduz-nos pelo interior da Louisiana e do Haiti de há duzentos anos e traça-nos um quadro histórico que pese embora o romance afaste do rigor, não deixa de nos sensibilizar para uma realidade que, doutra forma, porventura, muitos não a alcançariam. Acabamos sempre os seus livros a pensar quando regressa com outro, com outra história, com novos personagens, com a maravilha das palavras.

5 Comments:

Blogger Sylvio de Alencar. said...

Gostei de estar aqui.
Estava no meu blog e cliquei 'próximo blog', e aqui estou.
Sabia que Isabel Allende era escritora, mas não tão prolixa, lida, e um prazer de se ler.

Abrçs!

9:33 da tarde  
Blogger Mandy Oliiver said...

Ola, confira os conteudos do nosso blog e se quizer pode receber as nossas atualizaçoes direto em seu blog nos seguindo ! esperamos que se divirta com nossos conteudos !

http://ataqueid.blogspot.com/

Agradecido : Ataque ID :]

esperamos que nos siga ! (y)

3:17 da manhã  
Blogger Viajante Esperto said...

Olá!

Adorei seu Blog e acho que seus leitores podem também se interessar pelas minhas postagens e os meus pelas suas. O que você acha de nós fazermos uma parceria de link? Vc me divulga e eu faço o mesmo no meu blog viajanteesperto.blogspot.com.

Caso tenha interesse, é só me responder nesse email (viagensped@gmail.com) assim divulgo seu blog na mesma hora!

Boa Sorte com seu Blog,
Abçss Milena

11:46 da tarde  
Blogger Livin' said...

adorei!

11:15 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

muito bom seu blog
convido vc a dar uma conferida no meu humilde blogsinho e se gostar siga
será um prazer te-lo presente la
www.thmemo.blogspot.com

grande abraço

10:30 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Free Web Counter
Site Counter