Sede de Infinito

Infinito é o que se encontra para além de tudo, do conhecimento, da imaginação, do alcance da mão. Ter sede do que se encontra para lá da linha do horizonte é a imensa vontade de alcançar o que não vemos, o que não possuímos, o que não conhecemos, é por fim, uma forma de perseguir o saber e o conhecimento, se assim o desejarmos, conduzir o sonho através do tempo.

20 julho, 2009

POESIA AO AMANHECER


Bom dia, Amigos

Pois há muito que ao fim da tarde não ia por esse Portugal fora e ontem lá me encontrei algures às sete da tarde, a norte de Amarante numa aldeia qualquer, no meio de uma imensidade de verde, florestas que cobriam as montanhas cercando o povoado, o sossego das gentes, lugares pousados nas encostas e cobertos de sol, a igreja chamando para a novena, flores rosa cobrindo os muros, uma gaiola enorme de catatuas e rompendo o imenso calor e o silêncio do fim de tarde, o som magnífico de água caindo num lago. E os citadinos a gastarem fortunas em condomínios fechados, encerrando-se em quatro paredes chamando a isso, qualidade de vida!!!
Enfim, hoje lembrem-se de mim, pois é o Dia Mundial da Criança e embora sendo um dos homens que nunca foram meninos, recuso-me a ser adulto.

SAUDADE

Não digas,
Não acenes,
Não te lembres.
Que se mantenha mudo, hirto e sem memória
O nosso adeus eterno.
E que o poeta, do seu negro inferno,
Cante como puder
A trágica aventura de encontrar
E perder, a sonhar,
O teu aberto corpo de mulher.

MIGUEL TORGA

A música transporta-me a um mundo em que a dor não deixa de existir, mas se alarga, se tranquiliza, torna-se ao mesmo tempo mais suave e mais profunda, como uma torrente se transforma em lago.

MARGUERITE YOURCENAR, in “Alexis ou o Tratado do Vão Combate”

A economia de guerra conduziu a um racionamento brutal e desencadeou o movimento grevista de 1944, que incendiou parte da cintura industrial de Lisboa. A greve de Alhandra foi o derradeiro grito de revolta concertado contra Salazar.

MANUELA GONZAGA e RUI GOMES COELHO, “Temos Fome”, in "História”, Maio de 2005

Porto, 01 de Junho de 2005

Free Web Counter
Site Counter