Sede de Infinito

Infinito é o que se encontra para além de tudo, do conhecimento, da imaginação, do alcance da mão. Ter sede do que se encontra para lá da linha do horizonte é a imensa vontade de alcançar o que não vemos, o que não possuímos, o que não conhecemos, é por fim, uma forma de perseguir o saber e o conhecimento, se assim o desejarmos, conduzir o sonho através do tempo.

10 dezembro, 2007

POESIA AO AMANHECER


Olá! Bom dia

Em 1999 aquando da minha viagem a França, volta e meia lá estou eu a falar disto, já no regresso depois de sair de Bordéus vim por uma estrada secundária até Biarritz. Foram quilómetros e mais quilómetros pelo interior de uma floresta com a estrada desenvolvendo-se ao longo de imensas rectas. Tudo bem ordenado, tudo limpo, com casas apenas nas aldeias. Lembrei-me disto porque falamos muito no pinhal de Leiria e esquecemo-nos que na zona de Aveiro, melhor, desde Esmoriz até à Figueira, existem imensas estradas florestais que atravessam enormes extensões de pinhal ao longo de rectas imensas. Claro que tivemos o cuidado de povoar tudo com casas ao gosto de cada um, e sabe-se como é refinado o gosto dos portugueses, deitar lixo nas clareiras e se possível roubar areia das dunas onde se encontra o pinhal. Mesmo assim, ainda vale a pena a visita e ao fim da tarde nesta época há um conjunto de aldeias onde se está bem. À semana e sem a pressão do grande turismo até à beira-mar é reconfortante. É o tal Portugal que ainda merece ser descoberto.

EURÍDICE

Há uma pequena ruga de silêncio
A macular-te o rosto...
Que secreto desgosto
Ocultas ao teu velho companheiro?
Preciso de sabê-lo, bem-amada.
O tempo é traiçoeiro,
E quero a tua imagem preservada.

Mulher de Orfeu, minha mulher, portanto,
É o encanto
Da eterna juventude
Que dás ao nosso lar imaginado,
Sem ela, que seria
Desta humana harmonia
Em que temos vivido lado a lado?

Diapasão que afina a minha lira,
A tua voz precede a minha voz.
Ouvir-te é começar...
Não emudeças, pois, musa da vida!
O poema é o luar:
A luz do sol, apenas reflectida...

MIGUEL TORGA

" - Então julgas-te a ti próprio - respondeu o rei. - É o mais difícil de tudo. É bem mais difícil julgarmo-nos a nós próprios do que aos outros. Se te conseguires julgar a ti próprio és um sábio dos autênticos."

ANTOINE SAINT-EXUPÉRY, in "O Principezinho"

"A campanha que vai inflamar George W. Bush e Jonh Kerry permitirá seguramente abordar a questão das manipulações da informação - designadamente na altura da guerra contra o Iraque -, bem como a da concentração capitalista nos media. O debate destes temas continua a ser ocultado em França, onde a compra por parte do industrial do armamento Serge Dassault do jornal Le Fígaro e de uma parte significativa da imprensa de revistas e de jornais regionais suscitou um silêncio quase generalizado."

ERIC KLINENBERG, "Contestação da Ordem Mediática Americana", in "Le Monde Diplomatique", Abril de 2004.

Porto, 21 de Abril de 2004

Free Web Counter
Site Counter