Sede de Infinito

Infinito é o que se encontra para além de tudo, do conhecimento, da imaginação, do alcance da mão. Ter sede do que se encontra para lá da linha do horizonte é a imensa vontade de alcançar o que não vemos, o que não possuímos, o que não conhecemos, é por fim, uma forma de perseguir o saber e o conhecimento, se assim o desejarmos, conduzir o sonho através do tempo.

25 dezembro, 2010

LEITURAS


Livro de amores e de guerras sonhadas ou apenas pressentidas, de incidentes e de conspirações, e no qual se transmutam e misturam todas as idades, O Ano do Cometa com a Batalha dos Quatro Reis é sobretudo uma meditação apaixonada sobre a condição humana e a arte de escrever, sobre a por vezes difícil convivência entre a verdade do que é real e o exercício da liberdade, e entre o Mundo e o palco, o vivo e o pintado dependem de quem sonha e o quê.
No ano em que chega a Lucerna a notícia da aproximação de um cometa, Paulos, membro do Colégio de Astrólogos, expõe e interpreta perante os cônsules os três sinais da grave influência da passagem do mesmo nos trabalhos e nos dias da cidade: a chegada dos visitantes vespertinos, que viajam sem sombra, o regresso momentâneo dos rios às suas nascentes, no tempo que dura um relâmpago, e por último, a aparição de um unicórnio. Paulos pretende conjurar estes prodígios e repelir a ameaça dos exércitos de Asad II com a ajuda de David, Artur e Júlio César, três reis antigos a quem procura e expõe o propósito da sua missão.

ÁLVARO CUNQUEIRO [1911-1981] foi jornalista, poeta, romancista, ensaísta e dramaturgo. Nascido em Mondoñedo, cedo se destacou como uma das mais importantes figuras das letras galegas.
Em 1930 filia-se no Partido Galeguista e começa uma intensa colaboração com várias revistas e jornais, ocupação que o acompanharia durante grande parte da vida. Em 1932 inicia a publicação das suas obras de poesia, nomeadamente Mar ao norde (1932), Cantiga nova que se chama ribeira (1933) e Poemas do si e do non (1933). A partir da década de 50 são editados os seus romances mais importantes em galego, dos quais se destacam, Merlín e familia (1955), As crónicas do Sochantre (1956) e Si o vello Sinbad volvese ás illas (1961), não deixando de lado textos noutros géneros, como o dramático ou o poético. O Ano do Cometa com a Batalha dos Quatro Reis é dado à estampa em 1974, em castelhano..
Em 1963, Álvaro Cunqueiro entra na Real Academia Galega, uma distinção a que se seguirão muitas outras, entre elas o Doutoramento Honoris Causa pela Universidade de Santiago de Compos
tela, em 1980.

Leitura de sonho e de sonhos, com muita beleza à mistura, levando-nos a viajar por um mundo de fantasia nessa ficção de fazer voar, encantando e dando vida a uma Maria, com muita ternura e delicadeza.

Free Web Counter
Site Counter