Sede de Infinito

Infinito é o que se encontra para além de tudo, do conhecimento, da imaginação, do alcance da mão. Ter sede do que se encontra para lá da linha do horizonte é a imensa vontade de alcançar o que não vemos, o que não possuímos, o que não conhecemos, é por fim, uma forma de perseguir o saber e o conhecimento, se assim o desejarmos, conduzir o sonho através do tempo.

17 junho, 2009

POESIA AO AMANHECER


Bom dia, Amigos

Pois é verdade, vinha eu a pensar falar-vos da honra, melhor dito, de uma questão de honra, mas ao chegar abandonei o projecto, pois ontem a conversa já foi pesada e hoje não ia repetir, além de que aquele tempo enevoado e quase chuvoso nos abandonou e está um dia lindo, pleno de sol primaveril e aqui estou numa espécie de microcosmos de verde e sossego, como se o tempo tivesse parado. São longos minutos muito reconfortantes no início do dia. Acresce que há dias ao arrumar livros, descobri uma imensidade deles que ainda não li e outros que gostava de ler outra vez. Ah! Tanto tempo me falta! Entre eles, um da Marguerite Yourcenar que ainda não tinha lido. Que descoberta! Ler esta autora é uma sensação de pureza, é como beber água que corre ao longo de uma montanha numa manhã de primavera. Que limpidez, que sensação de prazer saciado. Há pessoas que deveriam existir sempre para nosso deleite, mesmo que apenas intelectual.

ROTEIRO DE LISBOA

Vejam meus senhores
é uma cidade
com suas crianças
homens sem idade

É uma cidade
cercada colhida
é uma cidade
uma rapariga

Casas de ocultar
os homens lá dentro
mulheres que se mostram
envoltas no vento

Vejam meus senhores
é uma cidade
com seus monumentos
história de braçado

História de braçado
que ensinam na escola
um castelo um rei
mais uma glória
vejam meus senhores
é uma cidade
com suas crianças
homens sem idade

Lá em baixo o Tejo
que é nome do rio
a lamber as armas
com suas colunas

Com seus prédios velhos
um rio lá em baixo
a lamber as pedras
as pernas-guindastes

De onde os seus bateis
partiam diurnos
vejam meus senhores
é uma cidade
de mãos empurradas
no fundo sem idade
com suas crianças
homens dos olhos

De bruços o céu
com seus girassóis
Lisboa é cidade
com heróis de luto.

MARIA TERESA HORTA, in “O Nosso Amargo Cancioneiro”

Ser-me-ia fácil fazer um relato dramático, mas nem vós nem eu nos interessamos por dramas – e há muitas coisas que se exprimem melhor não as dizendo. Assim, eu amara a vida. Era em nome da vida, quero dizer, do meu futuro, que me esforçara por me reconquistar a mim próprio. Mas detesta-se a vida, quando se sofre.

MARGUERITE YOURCENAR, in “Alexis ou o Tratado do Vão Combate”

“Em virtude de uma propaganda maciça e de uma repressão feroz, a política de Hitler beneficiou durante muito tempo de um sólido consenso. O historiador Götz Aly revela como os nazis se serviram da pilhagem da Europa, a começar pela dos bens dos judeus, para assegurar aos alemães um elevado nível de vida.”

GÖTZ ALY, “Como Hitler comprou os alemães”, in “Le Monde diplomatique”, Maio de 2005

Porto, 17 de Maio de 2005

Free Web Counter
Site Counter