Sede de Infinito

Infinito é o que se encontra para além de tudo, do conhecimento, da imaginação, do alcance da mão. Ter sede do que se encontra para lá da linha do horizonte é a imensa vontade de alcançar o que não vemos, o que não possuímos, o que não conhecemos, é por fim, uma forma de perseguir o saber e o conhecimento, se assim o desejarmos, conduzir o sonho através do tempo.

01 junho, 2009

LEITURAS


O presente livro reúne um conjunto de narrativas que se encontram dispersas por edições há muito esgotadas ou que permaneciam inéditas nas gavetas do autor. Com a sua publicação, Luís Sepúlveda quis, de certo modo, “encerrar” o capítulo da sua vida literária anterior a O Velho Que Lia Romances de Amor, obra que, de um momento para o outro, em 1992, o transformou no mais sério caso da literatura latino-americana.
A aventura e a política, o amor e a guerra, a viagem e a utopia, a ironia e o mistério: todo o mundo do autor, com as paixões e os seus temas (alguns, como o tema amoroso, presentes pela primeira vez com tanta intensidade), comparece neste notável livro de relatos, que vem confirmar a mestria do grande escritor chileno e a sua incontornável presença na primeira fila dos grandes contadores de histórias nossos contemporâneos.

Luís Sepúlveda nasceu em 1949 no Norte do Chile, e tem percorrido quase todos os territórios possíveis da geografia e das utopias, de Punta Arenas a Oslo, de Barcelona a Quito, da selva amazónica ao deserto da República Árabe Saráui, das celas de Pinochet aos barcos do movimento Greenpeace. Autor de uma obra multifacetada, que compreende contos, romances, peças de teatro e ensaios, têm-lhe sido atribuídos inúmeros prémios, de entre os quais se destacam o France-Culture para o melhor romance estrangeiro, o Relais-H para o melhor romance de evasão e o Littérature de la Jeunesse para o melhor livro para jovens, todos respeitantes à obra O Velho que Lia Romances de Amor.
Perspicaz narrador de viagens e aventureiro nos confins do mundo, Sepúlveda concilia com sucesso o gosto pela descrição de lugares sugestivos e paisagens irreais com o desejo de contar histórias sobre o Homem, através da sua experiência, dos seus sonhos, das suas experiências.
Em 2006, foi nomeado Cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras de França.

Ler este conjunto de contos que o escritor chileno nos oferece é mais uma vez viajar pelo mundo do sonho e da fantasia com o amor à mistura, não um amor qualquer mas aquele que prende os homens e as mulheres nesse êxtase mágico e inesquecível de um arrebatamento que galopa sobre as nuvens. Não são contos excepcionais, mas um ou outro de rara beleza, outros de raiva para com os seus personagens ou os seus actos cometidos e outros ainda que nos fazem rasgar a alma com lágrimas teimosas como quando nos fala dos conquistadores e genocidas castelhanos na sua chegada ao México. Sepúlveda deixa-nos sempre com esse sabor amargo de termos chegado ao fim dos seus livros, pois em certa medida ao lê-lo não apenas acicatamos a aventura que jaz adormecida em nós, mas antes leva-nos em viagens de navegação e descoberta pelos mundos que encontrou.

Free Web Counter
Site Counter