Sede de Infinito

Infinito é o que se encontra para além de tudo, do conhecimento, da imaginação, do alcance da mão. Ter sede do que se encontra para lá da linha do horizonte é a imensa vontade de alcançar o que não vemos, o que não possuímos, o que não conhecemos, é por fim, uma forma de perseguir o saber e o conhecimento, se assim o desejarmos, conduzir o sonho através do tempo.

02 junho, 2009

POESIA AO AMANHECER


Bom dia, meus Amigos

Ultimamente tenho-vos deixado em paz e sossego. Dias incompletos de trabalho impelem-me a gerir o tempo de outra forma, sacrificando este café matinal que tomo convosco. Depois, acabo por voltar, pois dos amigos nunca se consegue estar longe muito tempo. Sempre que posso escuto aquela conversa vespertina de que já vos falei, entre a Isabel Stilwell e o psicólogo Eduardo Sá. Há dias, o tema era uma frase do Nicolau Breiner na qual dizia ter encontrado ao longo da vida muita gente que não gostou de ter conhecido. Dizia ainda que um dia, creio que depois de morrer, gostava de poder alinhar todas essas pessoas e cumprimentá-las, uma a uma dizendo, muito prazer por a ter desconhecido. Era algo assim. Com franqueza não gosto do Nicolau Breiner. Não sei dizer bem por quê, mas é algo assim como beber um cimbalino com cheiro a detergente. Não gosto. Enfim, é uma mania. Mas é verdade, no decorrer da vida, conhecemos imensas pessoas e a grande maioria não temos prazer nenhum em as conhecer, alguns, nem deveriam mesmo ter-se aproximado. Destes, aqueles que recordo é sempre por algo que fizeram de negativo, porque os outros, os que simplesmente não têm nada para oferecer, esses olvido-os com rapidez. Contudo, dou comigo algumas vezes, naquelas tardes de acalmia em que sentimos o repouso invadir-nos a alma e nem brisa sopra à nossa volta, a olhar e tentar perceber cada ser humano que me rodeia, tentar penetrar no pensamento de cada um, procurando as razões que tantas vezes nos movem de forma irracional ou descontrolada e acabo por verificar que todos têm o seu mundo, uns mais, outros menos, mas todos com um objectivo, um pequeno núcleo onde são amados ou temidos conforme as circunstâncias. Por muito que nos custe e, por vezes, doe-nos bastante, a complexidade do ser humano é duma riqueza infinita. É nestas ocasiões que mais me assusta as clonagens e os controlos da mente. Quando nos reproduzirem, lá se vai o fascínio, a capacidade de amar, de surpreender, a magia da criatividade. Até a irreverência é uma sedução pelo que tem de encantador. Além disso, há aquela minoria que temos prazer em encontrar e que tanto nos enriquece. Uns pela palavra, outros pelos gestos, outros ainda pela beleza das atitudes. E no meio de todos, os amigos, aqueles de quem gostamos mesmo, perto ou longe, com palavras ou sem elas, mas de quem não podemos dispensar a existência. Certamente por isso vos visito sempre que posso.

O SANGUE NÃO DÁ FLOR

Poisa a espingarda, irmão
Que a morte é desalento
Há tanto para ser feito
Não podemos perder tempo

Poisa a espingarda, irmão
Que as guerras só dão cansaço
O futuro é obra dura
Não podemos perder braços

Poisa a espingarda, irmão
Que o sangue não dá flor
Para amanhã ser melhor
Não podemos perder amor

Poisa a espingarda, irmão
Poisa a espingarda, irmão

MANUEL FREIRE, in “O Nosso Amargo Cancioneiro”

Receava também as vésperas dos feriados, o seu ócio, a sua tristeza para os que vivem sós. Fechava-me em casa nesses dias.

MARGUERITE YOURCENAR, in
“Alexis ou o Tratado do Vão Combate”

Antecipando a data das eleições legislativas, Tony Blair espera poder impedir a erosão da sua popularidade. A 5 de Maio, os britânicos vão pronunciar-se sobre o balanço social dos trabalhistas e sobre a sua política externa, mais pró-americana do que nunca após a actuação no Iraque. Tratou-se de uma invasão em nome da liberdade? Alguns trabalhistas procuram afirmá-lo quando evocam as guerras coloniais do antigo Império.”

PHILIPPE MARLIÈRE, “Um neotrabalhismo muito conservador”, in “Le Monde diplomatique, Maio de 2005.

Porto, 13 de Maio de 2005

1 Comments:

Blogger CarpeDiemBeHappy said...

FELIZ ANIVERSÁRIO!!!

QUE TENHAS TIDO UM DIA MUITO FELIZ!

Que a vida te continue a sorrir como tu fazes sorrir todos(incluindo eu) quando venho aqui, mesmo que seja muito longe a longe!

Beijinhos
RN

12:02 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

Free Web Counter
Site Counter