Sede de Infinito

Infinito é o que se encontra para além de tudo, do conhecimento, da imaginação, do alcance da mão. Ter sede do que se encontra para lá da linha do horizonte é a imensa vontade de alcançar o que não vemos, o que não possuímos, o que não conhecemos, é por fim, uma forma de perseguir o saber e o conhecimento, se assim o desejarmos, conduzir o sonho através do tempo.

21 fevereiro, 2009

POESIA AO AMANHECER


Bom dia, Amigos

Ganhamos. É verdade, suado, chorado, com muita gana, coragem e querer a selecção ganhou e pôs o país inteiro em festa (e pôde dar uma alegria à minha filha em plena estação ferroviária de St. Gallen que como boa portuense pôde gritar, viva Portugal). Acabamos de perder parte da soberania com a Constituição europeia, mas descobrimos um dos símbolos grandes da pátria. Caminhamos de festa em festa e antecipamos várias vezes o S. João. Que grande país. Isto já parece o Brasil. Além disso, permite-nos esquecer os problemas que por aí andam. Não os esqueceram as forças de segurança, os funcionários públicos, os professores desempregados e muitos outros, mas pelo menos não se fala disso. É a festa completa, esse S. João imenso antecipado. Ficamos agora com dois grandes feitos históricos. Entramos em Calecut a tiros de canhão e vencemos a Espanha.

Verdes são os campos,
De cor de limão:
Assim são os olhos
Do meu coração...

Campo, que te estendes
Com verdura bela;
Ovelhas, que nela
Vosso pasto tendes,
De ervas vos mantendes
Que traz o Verão,
E eu das lembranças
Do meu coração.

Gados, que pasteis
Com contentamento,
Vosso mantimento
Não no entendeis:
Isso que comeis
Não são ervas, não:
São graças dos olhos
Do meu coração.

LUÍS DE CAMÕES

"Hoje vejo bem que era uma maneira muito falsa de estar na vida, mas demoramos tanto a descobri-la! Andamos durante muito tempo enganados e a maior parte das pessoas não chega a dar pelo engano. O pior, para aqueles que deram por isso, é que, quando estamos quase a aprender a viver, morremos..."

ANTÓNIO ALÇADA BAPTISTA, in "Tia Suzana Meu Amor"

"Ecomuseus ou museus comunitários - um termo encontrado há mais de vinte anos para falar de projectos culturais centrados sobre os interesses e os problemas das populações, unindo as preocupações de preservação da identidade histórica e da construção participada do presente e do futuro dessas comunidades.

LUÍS FARINHA, "Ecomuseus: o que são?", in "História", Maio de 2004

Porto, 21 de Junho de 2004

Free Web Counter
Site Counter