Sede de Infinito

Infinito é o que se encontra para além de tudo, do conhecimento, da imaginação, do alcance da mão. Ter sede do que se encontra para lá da linha do horizonte é a imensa vontade de alcançar o que não vemos, o que não possuímos, o que não conhecemos, é por fim, uma forma de perseguir o saber e o conhecimento, se assim o desejarmos, conduzir o sonho através do tempo.

04 maio, 2008

POESIA AO AMANHECER


Bom dia, meus Amigos

Hoje vinha contar-vos uma viagem que fiz, mas perdi o fulgor porque esta noite voltei a não dormir e sinto-me imensamente cansado. Queria deitar-me ao sol, fechar os olhos e dormir e..., não posso, não posso deixar que a viagem prossiga sem mim. É verdade, ontem viajei pelo Alto Minho. Todos vivemos essa tragédia, farsa, amor ou amizade, encontro a dois, seja o que for, de fazer anos de casado e por isso fui almoçar fora e percorrer caminhos longínquos como por exemplo Paredes de Coura, esse Portugal absolutamente desconhecido entre vales e desfiladeiros, serranias e aldeias recônditas onde ninguém vai. Os campos todos recortados, parcelados nessa propriedade dita de minifúndio e o verde, sempre o verde, imensos tons de verde. Aconselho-vos essa viagem, mas primeiro casem-se. É difícil, mas é a única maneira de comemorarem. Ninguém comemora sem fazer a festa primeiro e depois vão pelo mundo fora à procura da beleza das coisas e das gentes.

SE EU FOSSE APENAS...

Se eu fosse apenas uma rosa,
Com que prazer me desfolhava,
já que a vida é tão dolorosa
e não te sei dizer mais nada!

Se eu fosse apenas água ou vento,
com que prazer me desfaria,
como eu teu próprio pensamento
vais desfazendo a minha vida!

Perdoa-me causar-te a mágoa
desta humana, amarga demora!
- de ser menos breve do que a água,
mais durável que o vento e a rosa...

CECÍLIA MEIRELES

"- Vocês não são nada parecidas com a minha rosa! Vocês ainda não são nada - disse-lhe ele. - Não há ninguém preso a vocês e vocês não estão presas a ninguém. Vocês são como a minha raposa era. Era uma raposa perfeitamente igual a outras cem mil raposas. Mas eu tornei-a minha amiga e, agora, ela é única no mundo."

ANTOINE SAINT-EXUPÉRY, in "O Principezinho"

"O carácter de pedra de toque da justiça criminal, do seu papel eminentemente simbólico nas sociedades e no relacionamento destas com o Estado resulta ainda de um outro factor. É que justiça criminal afirma uma reclamação radical do Estado de poder restringir direitos fundamentais dos cidadãos, designadamente a sua liberdade. Num tipo de contrato social, como o do nosso país, em que o pressuposto da organização da sociedade é que esta é composta de cidadãos livres e iguais em direitos, o exercício de um poder com aquele conteúdo, por parte do Estado, implica necessariamente que ele estará sempre num dos centros da atenção de toda a vida democrática."

PENA DOS REIS, "Justiça criminal e a crise", in "Ideias à Esquerda"

Porto, 03 de Maio de 2004

Free Web Counter
Site Counter