Sede de Infinito

Infinito é o que se encontra para além de tudo, do conhecimento, da imaginação, do alcance da mão. Ter sede do que se encontra para lá da linha do horizonte é a imensa vontade de alcançar o que não vemos, o que não possuímos, o que não conhecemos, é por fim, uma forma de perseguir o saber e o conhecimento, se assim o desejarmos, conduzir o sonho através do tempo.

27 março, 2008

POESIA AO AMANHECER


Olá! meus Amigos

Ainda não vos tinha dito, mas a semana passada fui a Trancoso. Fica na Beira Alta a norte de Celorico e a sul de Foz Coa, mais ou menos a Oeste de Pinhel. Trancoso é uma vila muralhada e está caracterizada como vila medieval. Ao fim da tarde na Primavera é uma delícia caminhar pelo interior da muralha. Sem pressão automóvel e humana, respirando-se serenidade, é altamente reconfortante. Apetece parar o tempo e deleitar-nos naquele ambiente medieval. Iniciei o regresso às 20h30 com o crepúsculo a cair, os cumes das montanhas a desenharem-se no horizonte e na contraluz, o sossego a reinar e baixinho o José Afonso a cantar, oh meu bem se tu te fores/como dizem que te vais/deixa-me o teu nome escrito/numa pedrinha do cais.

"Nós, os que pereceremos, tocamos os metais,
o vento, as margens do oceano, as pedras,
sabendo que seguirão, imóveis ou ardentes,
e eu fui descobrindo, dando nome às coisas:
foi meu destino amar e despedir-me."

PABLO NERUDA, "Ainda", in "Presentes de um Poeta"

"Por enquanto, para ti, eu não sou senão uma raposa igual a outras cem mil raposas. Mas, se tu me prenderes a ti, passamos a precisar um do outro. Passas a ser único no mundo para mim. E, para ti, eu também passo a ser única no mundo..."

ANTOINE SAINT-EXUPÉRY, in "O Principezinho"

"De acordo com dados das Nações Unidas, cerca de 1100 milhões de pessoas no mundo não são servidas, actualmente, por instalações para fornecimento de água potável e 2400 milhões não têm acesso a sistemas de saneamento. Apesar de, nos últimos 20 anos, mais de 2400 milhões de pessoas terem tido acesso a água potável e 600 milhões a sistemas de saneamento melhorados.
Ainda segundo as mesmas fontes, as doenças relacionadas com a água são uma das causas mais comuns de enfermidade e de morte e afectam, principalmente, os pobres nos países em desenvolvimento. A título de exemplo refere-se que, no ano de 2000, a taxa de mortalidade estimada devida a diarreias provocadas pela falta de sistemas de saneamento ou de higiene e por outras doenças relacionadas com o saneamento da água foi de 2.213.000 pessoas.
Em África cerca de 300 milhões de pessoas, ou seja, 40% da população, não dispõem de qualquer sistema de saneamento nem de serviços sanitários elementares, o que representa um acréscimo de 70 milhões de pessoas relativamente à situação vivida em 1990.
Estima-se, também, que cerca de 50% da população dos países em desenvolvimento está exposta a fontes de água contaminadas."

JOÃO BAU, "o direito à água uma responsabilidade colectiva", in "Ideias à Esquerda", nº 3

Porto, 27 de Abril de 2004

Free Web Counter
Site Counter