Sede de Infinito

Infinito é o que se encontra para além de tudo, do conhecimento, da imaginação, do alcance da mão. Ter sede do que se encontra para lá da linha do horizonte é a imensa vontade de alcançar o que não vemos, o que não possuímos, o que não conhecemos, é por fim, uma forma de perseguir o saber e o conhecimento, se assim o desejarmos, conduzir o sonho através do tempo.

05 janeiro, 2007

POESIA AO AMANHECER


Bom dia, meus Amigos

Passaram bem o vosso fim de semana? Pois, estava agora a lembrar-me que acabei a tarde de ontem deitado no sofá tapado com um cobertor e a ver filmes. Um era com a Meg Ryan que é um rosto que me seduz. Estava cheio de frio. Enregelado. Ao meio-dia levantou-se uma nortada que nos incomodava ao ponto de nos paralisar de frio. Uma vez no inverno de 1973, ao visitar o porto de Leninegrado dei com um frio assim. Assim, não, muito, muito pior. Frio do Árctico, penetrava-nos no corpo e era como se nos limpasse os ossos da carne e dos músculos. Era como se nos víssemos a uma radiografia. Os ossos e o vento a passar pelo seu interior. Nesse dia não morri, mas acho que fiquei pronto e agora 30 anos depois qualquer vento me põe a sim. Provavelmente nunca cheguei a ver-me livre daquele vento.

A PRIMAVERA

Hão-de dizer-me - Insensatos!
Que tenha novos amores,
Que brilham já outros sóis,
De novo se abrem as flores...
E é o tempo dos rouxinóis.

E dirão inda depois:
Que a Primavera começa,
E andam aromas no ar,
Que nos sobem à cabeça,
Como um vinho singular.

E eu dir-lhes-ei: Que m'importa!
Faz frio, fechem-me a porta!
- Ela, o meu bem, meu abrigo,
Levou, desde que está morta,
A Primavera consigo.

GOMES LEAL

"Supõe-se que as estrelas nascem no seio das nuvens rodopiantes de hidrogénio que enchem a totalidade do Espaço."

ROBERT JASTROW, in "A Arquitectura do Universo"

"Há acontecimentos que mudaram o curso da história (pelo menos ocidental e já sabemos quão etnocentrista é esta), tanto pelas suas repercussões reais como pelo seu simbolismo. Um deles é a conquista de Bizancio pelos turcos a 29 de Maio de 1453, a qual não só significou o fim de uma instituição com mil de anos de existência como era o Império Romano do Oriente, senão que supôs também, pelas suas profundas consequências económicas, políticas, sociais, culturais e geográficas, o início de uma nova era, que temos dado em chamar a Idade Moderna."

JUAN CARLOS MORENO, in "El Mundo Medieval", nº 17

Porto, 22 de Março de 2004

Free Web Counter
Site Counter