Sede de Infinito

Infinito é o que se encontra para além de tudo, do conhecimento, da imaginação, do alcance da mão. Ter sede do que se encontra para lá da linha do horizonte é a imensa vontade de alcançar o que não vemos, o que não possuímos, o que não conhecemos, é por fim, uma forma de perseguir o saber e o conhecimento, se assim o desejarmos, conduzir o sonho através do tempo.

06 dezembro, 2008

POESIA AO AMANHECER


Bom dia, meus bons Amigos

Pois é, no Sábado ao início da tarde atravessei a cidade e era uma festa, uma alegria e um mar de bandeiras. Os portugueses impulsionados pelo marketing descobriram um dos símbolos da pátria. Pena é que não os descubram quando nos roubam ou cerceiam a soberania. Por mim, gostei de ver, mas não pus bandeira. Os símbolos da pátria trago-os na alma e sempre os estimei o suficiente para um dia se for preciso, morrer por eles. Morrer é uma força de expressão, o que quer dizer, lutar pela sua dignificação, o resto é populismo com demagogia à mistura promovido por essa direita trauliteira que ocupa o poder e por meia dúzia de gente que descobriu uma forma de ganhar dinheiro. Mas foi bonito de ver.

NADA SE PODE COMPARAR CONTIGO

O ledo passarinho, que gorjeia
D'alma exprimindo a cândida ternura,
O rio transparente, que murmura,
E por entre pedrinhas serpenteia:

O Sol, que o céu diáfano passeia,
A Lua, que lhe deve a formosura,
O sorriso da aurora alegre e pura,
A rosa, que entre os zéfiros ondeia:

A serena, amorosa Primavera,
O doce autor das glórias que consigo,
A deusa das paixões, e de Cítera:

Quanto digo, meu bem, quanto não digo,
Tudo em tua presença degenera,
"Nada se pode comparar contigo".

BOCAGE

"Mas a verdade é que foi ele que me ensinou que só se deve amar quem nos merece e ele não merecia ninguém."

ANTÓNIO ALÇADA BAPTISTA, in "Tia Suzana Meu Amor"

"A partir de 12 de Junho tem início uma apaixonante época desportiva: O Campeonato da Europa de Futebol (até 4 de Julho), a Volta a França em Bicicleta (de 3 a 25 de Julho) e os Jogos Olímpicos de Atenas (de 13 a 29 de Agosto). No entanto, a mercantilização do desporto vai fazendo a festa desaparecer do desporto, conduzindo a uma valorização do culto da performance e a uma aceleração da corrida ao lucro. As virtudes humanistas do desporto servem muitas vezes para mascarar a tirania e a violência que lhe estão associadas."

JEAN-MARIE BROHM, MARC PERELMAN e PATRICK VASSORT, "O desporto entre humanismo e mercantilização-Os Heróis mitificados do Olimpismo, in "Le Monde Diplomatique, Junho de 2004

Porto, 14 de Junho de 2004

Free Web Counter
Site Counter