Sede de Infinito

Infinito é o que se encontra para além de tudo, do conhecimento, da imaginação, do alcance da mão. Ter sede do que se encontra para lá da linha do horizonte é a imensa vontade de alcançar o que não vemos, o que não possuímos, o que não conhecemos, é por fim, uma forma de perseguir o saber e o conhecimento, se assim o desejarmos, conduzir o sonho através do tempo.

04 agosto, 2008

POESIA AO AMANHECER


Bom dia, Amigos

É verdade que nós temos a voz para nos exprimirmos e já não conseguimos imaginar como seria sem essa possibilidade de poder falar, dizer o que pensamos, gritar contra as injustiças, fazer apelos morais, defender ideias, podermos conversar. Claro que sem voz ainda podemos recorrer aos gestos e com as mãos e os membros superiores podemos ser suficientemente expressivos para nos compreenderem e até beleza podemos incorporar nesses gestos. Mas apesar de tudo é com o olhar que melhor falamos. Com o olhar, expressamos alegria e conseguimos mostrar até uma imensa alegria, ou tristeza, ou ainda chorar, derramar lágrimas que nos aliviam. Podemos chamar, dar sinais, demonstrar claramente que estamos apaixonados, podemos até seduzir com o olhar. Pois é. Aos Domingos de manhã vou até à beira-mar tomar um café e ler durante uns 60 minutos. Há umas semanas atrás, levantei a cabeça e encontrei um olhar perdido, daqueles que logo nos agarram e nos deixam a vaguear. Não sei identificá-lo muito bem, mas é um olhar negro, semi-cerrado como perturbado pela luminosidade, mas sobretudo visto assim como eu o vejo, é um olhar lindo. Lá tem aparecido todas as semanas e quando levanto a cabeça, lá estão aqueles olhos escuros perdidos entre o mar e algures e quando não o encontro já sinto saudades. Claro que o olhar tem rosto e corpo mas com essa parte ainda não me preocupei. Foi apenas o olhar que guardei e que lembro nas noites de chuva em que demoro a adormecer ou nas outras de céu estrelado em que os sonhos vagueiam à procura de destino.

MEU AMOR

De ti somente um nome sei, Amor,
É pouco, é muito pouco e é bastante
Para que esta paixão doida e constante
Dia após dia cresça com vigor!

Como de um sonho vago e sem fervor
Nasce assim uma paixão tão inquietante!
Meu doido coração triste e amante
Como tu buscas o ideal na dor!

Isto era só quimera, fantasia,
Mágoa de sonho que se esvai num dia,
Perfume leve dum rosal do céu...

Paixão ardente, louca isto é agora,
Vulcão que vai crescendo hora por hora...
Ó meu amor, que imenso amor o meu!

FLORBELA ESPANCA

" - Mas eles não estavam bem lá onde estavam?
- Nunca se está bem onde se está - disse o agulheiro."

ANTOINE SAINT-EXUPÉRY, in "O Principezinho"

"Recentemente libertados sem que contra eles pudesse ser formulada qualquer acusação, vários detidos britânicos presos em Guantanamo revelaram as torturas que lhes foram infligidas durante os longos meses de detenção. A base norte-americana é uma zona de não-direito onde, numa indiferença geral, permanecem encarcerados sete franceses. Enquanto isso, Paris continua a adoptar um baixo perfil, perante uma situação que configura uma flagrante violação dos direitos humanos. Por outro lado, um relatório da organização norte-americana Human Rights Watch, publicado a 9 de Março, denunciou com clareza o comportamento das tropas americanas no Afeganistão: violação do direito da guerra, uso desproporcionado da força, pilhagens, mortes suspeitas de civis, torturas em prisões, etc.. Para além da crítica de tais métodos, este texto suscita interrogações sobre o comportamento das tropas francesas que participam nos combates no Afeganistão ao lado das suas homólogas americanas. Será que cometem as mesmas exacções? Poderão as autoridades francesas estar, com o seu silêncio, a dar cobertura a crimes de guerra americanos? Este relatório, (...), foi significativamente ignorado pelos grandes media franceses, ou então simplesmente evocado em algumas linhas (ver o sítio Internet http://hrw.org/reports/2004/afghanistan/0304)."

Porto, 10 de Maio de 2004

1 Comments:

Blogger LurdesMartins said...

Um olhar pode ser muito cativante...

Beijinhos

10:13 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

Free Web Counter
Site Counter