Sede de Infinito

Infinito é o que se encontra para além de tudo, do conhecimento, da imaginação, do alcance da mão. Ter sede do que se encontra para lá da linha do horizonte é a imensa vontade de alcançar o que não vemos, o que não possuímos, o que não conhecemos, é por fim, uma forma de perseguir o saber e o conhecimento, se assim o desejarmos, conduzir o sonho através do tempo.

14 fevereiro, 2007

POESIA AO AMANHECER


Bom dia, Amigos

Era previsível que isto iria acontecer. Mais dia menos dia, chegaria o momento que não teria nada para vos contar, isto no pressuposto de que vos tenho andado a contar alguma coisa. Não acontece nada. Olhamos à volta e não aparece um pequeno resquício de qualquer coisa que possa dar uma história, algo que vos vossa entreter dois minutos. Davam chuva para hoje, mas apesar das nuvens, o sol aí está, só espero que não se tenha atrasado e me alcance amanhã a caminho do Gerês, desse encontro marcado com a natureza que espero vos possa contar no próximo dia que nos voltarmos a encontrar. Entretanto, logo se puderem visitem o Metro, na Estação Casa da Música, os passageiros serão acompanhados pela música do Festival Intercéltico. Os sons da Escócia ou da Bretanha a sobreporem-se ao leve ruído da passagem das composições. Ah!, é verdade, tenham um bom fim de semana.

FLOR PRESERVADA

Colho, maravilhado,
A flor do teu sorriso;
E tudo à minha volta
Se transfigura:
O céu é um mar azul onde navegam aves;
E as montanhas, suaves
Ondulações
Do grande berço maternal do mundo.
Perturbado,
Confundo
As sensações;
E apenas sei que a vara do condão
É o sol de pétalas que me aquece a mão.

Filha:
Os poetas são loucos.
E poucos
Acreditam
Que a loucura
É o dom do eterno em cada criatura.
Mas neste testemunho comovido,
Neste poema erguido
Sobre a campa das horas
Como um facho de luz inconformada,
Terás, intacta, pela vida fora
A rosa da inocência que és agora.

MIGUEL TORGA

"mas a Ciência não oferece qualquer resposta satisfatória a uma das questões mais profundas que jamais ocuparam o espírito do Homem - a questão do princípio e do fim."

ROBERT JASTROW, in "A Arquitectura do Universo"

"A subalternização dos mecanismos multilaterais de decisão teve expressões gradualmente mais claras ao longo de toda a década de 90, culminando na intervenção da NATO na ex-Jugoslávia, executada, já, sem qualquer mandato do Conselho de Segurança. A opção pragmático-imperial dos Estados Unidos inspira-se em velhas tradições de política externa norte-americana."

JOSÉ MANUEL PUREZA e MIGUEL PORTAS, in "Manifesto", Abril de 2003

Porto, 26 de Março de 2004

08 fevereiro, 2007

POEMAS


Manhã fria
céu triste e cinzento
apenas um arco-íris de esperança
viaja na proa do navio do tempo.
E eis que chegas
como uma estrela
rompendo o infinito.
Alegre e rebelde
sorriso imenso
caminhas para mim
como um abraço estendido
e beijo esse sorriso
como um fruto
ansiosamente esperado.

09 de Janeiro de 2007

01 fevereiro, 2007

LEITURAS


Há cerca de um ano, seduzido por um programa de rádio que incentivava os ouvintes a contar histórias da sua vida, fiz um relato escrito de um acontecimento que sabia verdadeiro ocorrido ainda na minha juventude. Era uma história de aventura, mas também de coragem que envolveu alguns desses anónimos que participaram nessa epopeia que foi a batalha pela liberdade, dos homens e do país. E a história lá seguiu e num dia qualquer lida na rádio como muitas outras antes, e muitas outras depois. Ao longo de muitos meses e em escassos minutos diários são lidas histórias contadas por homens e mulheres, umas de grandes amores, outras de pequenos dramas, outras ainda de recordações e outras de muitos aspectos que envolvem essa complexidade que é a vida humana e a relação, sentimental e não só entre os seres humanos. Há muitas coisas que me desiludem, me deixam triste, me provocam um sentimento de profunda injustiça, mas apesar de tudo isso, por vezes, aqui e ali, encontro pessoas, verdadeiramente pessoas, simples na maioria das vezes, simples nos gestos e na postura, que me seduzem pelo fascínio dos contos, dos seus e dos outros, pela vivência que tiveram, pelas montanhas que tiveram que vencer, pelas dificuldades que foram obrigadas a ultrapassar e deixo-me ficar a ouvi-las o tempo todo que a sua paciência me permite e desses diálogos escutados ficam uma sensação de felicidade que perdura pelos tempos e me ajuda a olvidar as maldades que todos os dias encontramos. Em certa medida, muitas das histórias lidas na Antena 1, reflectem este sentimento que aqui deixo expresso. Em Novembro, as primeiras histórias, entre as quais a que contei, foram publicadas em livro e há poucos dias atrás dediquei-me à leitura desses pequenos e simples contos.

Free Web Counter
Site Counter